quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Etapa 2 já começou

Veja o onde e quando será a plenária de sua subprefeitura. Participe, divulgue! Nesta sairão os delegados para a Conferência que fechará o Projeto e o documento.

Prezadas/os companheiras/os dos fóruns de educação e movimentos sociais da cidade de São Paulo

Após um processo de quase dois anos de discussão entre a sociedade civil organizada e a Secretaria Municipal de Educação, o Plano de Educação da Cidade de São Paulo será construído entre março e junho de 2010, em um processo participativo, ainda que em um tempo mais curto do que desejávamos.
A participação de todos os fóruns e movimentos de Educação, através da realização de plenárias livres e da participação nas plenárias nas subprefeituras, é fundamental para fazer valer as propostas de educação que temos discutido e que definirão as metas para a educação em nossa cidade para os próximos dez anos!
Além da discussão e elaboração das propostas e reivindicações dos fóruns e movimentos ao longo das etapas, é muito importante a participação na etapa 2, em que se elegerão  nas subprefeituras as/os delegadas/os para a Conferência de Educação da Cidade de São Paulo - conferência que ocorrerá em 18 de junho (à noite), 19 e 20 de junho (dia todo) de 2010. Os locais dessas plenárias estão na listagem a seguir.
É fundamental que os fóruns e movimentos participem para tirarem suas/seus delegadas/os para o processo, garantindo a efetiva discussão de suas propostas. Pelo segmento fóruns/movimentos sociais de educação, seremos cerca de 10 delegadas/os por subprefeitura.
As bases para as discussões e formulação de propostas são as nossas próprias experiências e reflexões sobre a educação em nossa cidade e o texto de subsídios (em especial a parte sobre a metodologia – p.80 a 87). O texto de subsídios está disponível no portal da Secretaria de Educação, http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br (e também no site das organizações, fóruns e movimentos) e está sendo distribuído nas escolas da cidade. A ficha para sistematização das discussões também se encontra no portal de SME.

Plenárias nas subprefeituras:

Subprefeitura
DRE
Local
Data
Horário
Aricanduva/Formosa/Carrão
Itaquera
CEU Aricanduva
7/mai
19h
Butantã
Butantã
CEU Butantã
22/mai
8h30 as 12h30
Campo Limpo
Campo Limpo
CEU Campo Limpo
8/mai
9h as13h
Capela do Socorro
Capela do Socorro
CEU Cidade Dutra
22/mai
9h às 13h
Casa Verde/Cachoeirinha
FO/Brasilandia
Rosas de ouro
20/mai
19h
Cidade Ademar
Santo amaro
CEU Alvarenga
19/mai
19h às 23h
Cidade Tiradentes
Guaianases
CEU Inácio Monteiro
22/mai
13h30
Ermelino Matarazzo
Penha
CEU Quinta do Sol
13/mai
18h às 21h
Freguesia /Brasilandia
FO/Brasilandia
Peruche
14/mai
18h às 23h
Guaianases
Guaianases
CEU Jambeiro
15/mai
13h30
Ipiranga
Ipiranga
CEU Meninos
12/mai
18h às 21h
Itaim Paulista
São Miguel
CEU V.Curuçá
18/mai
19h
Itaquera
Itaquera
CEU Azul da Cor do Mar
21/mai
 22/mai
19h
9h30
Jabaquara
Santo Amaro
Aud.Seicho-no-ie
14/mai
19h
Jaçanã/Tremembé
Jaçanã/Tremembé
CEU Jaçanã
10/mai
19h às 22h
Lapa
Pirituba
Emei Santos Dumont
8/mai
9h às 13h
M’Boi Mirim
Campo Limpo
CEU Casa Blanca
22/mai
8h30 as 12h30
Mooca
Penha
Fac.São Judas
20/mai
19h as 21 h
Parelheiros
Capela do socorro
Subprefeitura Parelheiros
15/mai
9h as 13 h
Penha
Penha
CEU Quinta do Sol
18/mai
18h às 21h
Perus
Perus
CEU Perus
22/mai
9h às 13h
Pinheiros
Butantã
Subprefeitura de Pinheiros
15/mai
8h30 as 12h30
Pirituba
Pirituba
CEU V.Atlantica
15/mai
9h as13h
Santana/Tucuruvi
Jaçanã/Tremembé
X-9 paulistana
12/mai
19h
Santo Amaro
Santo Amaro
Teatro Unitalo sala Paulo Autran
 20/mai
19h
São Mateus
São Mateus
CEU São Mateus
4/mai
18h às 21h
São Miguel
São Miguel
CEU São Carlos
11/mai
19h às 22h
Ipiranga
Auditório CPP
17/mai
18h às 21h
Vila Maria/Vila Guilherme
Jaçanã
Expo Center norte
17/mai
19 h
Vila Mariana
Ipiranga
Clube Escola Mané Garrincha
10/mai
18h às 21h
Vila Prudente
Ipiranga
CEU Rosa da China
5/mai
18h às 21h

Retomando as etapas de discussão e elaboração do Plano:
I - Etapa 1 (local): até 19 de abril de 2010
a) discussões em todas as escolas, envolvendo a comunidade escolar e a comunidade local;
b) plenárias livres, protagonizadas por um mínimo de dez atores comunitários sobre temas que possam ser relacionados à agenda educacional.
As escolas poderão ordenar suas propostas por critério de prioridade.
Essa etapa não definirá representação para a etapa seguinte.
 II - Etapa 2 (por subprefeitura): reuniões nas subprefeituras (31) - até 22 de maio de 2010.
a) Esta etapa será desenvolvida por meio de reuniões por subprefeitura e serão definidas prioridades por subprefeitura (no mínimo dez prioridades) e encaminhadas propostas gerais para o Plano da Cidade. Nessa etapa, serão eleitas/os as/os delegadas/os para a etapa seguinte, municipal. Também será garantida a possibilidade de realização de plenárias livres protagonizadas por um mínimo de dez atores da microrregião ou distrito, sobre temas que possam ser relacionados à agenda educacional. Nestas plenárias não serão eleitas/os delegadas/os para a etapa seguinte.

b) Também está prevista a realização de Encontros Temáticos em nível municipal. Esses encontros poderão ser realizados por organizações ou fóruns - ou propostos pela Comissão Organizadora, visando a contemplar temas estratégicos que não contem com um ator articulador - envolvendo um mínimo de 80 participantes. Os Encontros Temáticos também elegerão delegadas/os (1 a cada 40 participantes) para a etapa municipal. A realização dos Encontros Temáticos deve ser informada à Comissão Executiva.
III - Etapa 3 (municipal): Conferência de Educação da Cidade de São Paulo - 18 (à noite), 19 e 20 de junho (dia todo) de 2010. A Conferência terá como referência para a discussão o documento de sistematização, produto das etapas anteriores de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo. Este documento deverá ser discutido, aprimorado, votado e definido pela plenária. Além do Plano de Educação da Cidade de São Paulo, a ser encaminhado à Câmara Municipal e à Assembléia Legislativa do Estado, será gerado um documento com toda a memória do processo, que não será submetido à Plenária da Conferência, mas poderá ser disponibilizado em site e devolvido para as escolas para possíveis ajustes.
GT Educação do Movimento Nossa São Paulo

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Propostas do CEI Genoveva D´áscoli - DRE IP

PROPOSTAS E METAS
  • AÇÕES QUE ESTREITEM O RELACIONAMENTO ESCOLA / COMUNIDADE, DE TAL MODO QUE ELES TAMBÉM SE SINTAM RESPONSÁVEIS PELA ESCOLA E EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS.
  • ESTENDER O TRABALHO COM O LÚDICO REALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.
  • FORMAÇÃO PERMANENTE DOS DOCENTES NÃO SÓ DENTRO DA U.E, MAS TAMBÉM POR PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS EM HORÁRIOS COMPATÍVEIS COM O HORÁRIO DE TRABALHO.
  • DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS POR SALA NAS EMEIS E EMEFS.
  • ADEQUAÇÃO DE AMBIENTES, ESPAÇOS, MOBILIÁRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA RECEBEREM AS CRIANÇAS MAIS NOVAS NAS EMEFS (E.F DE 9 ANOS) E EMEIS (CRIANÇAS DE 3 ANOS NO 1º ESTÁGIO).
A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS
QUEREMOS UMA EDUCAÇÃO QUE CONSIDERE AS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO, QUE LHE GARANTA O DIREITO DE FAZER ESCOLHAS, QUE CONTRIBUA PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.PARA ISSO, QUEREMOS UMA ESCOLA QUE DESENVOLVA CAMINHOS PARA QUE O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO SEJA DEPOIS COMPARTILHADO. QUE TENHA UM CURRÍCULO ORGANIZADO NO ÂMBITO DO APRENDER A SER COMO PESSOA,A CONVIVER COMO CIDADÃO, A CONHECER E DO FAZER COMO PROFISSIONAL.
PRECISAMOS DE UMA NOVA METODOLOGIA QUE ESTABELEÇA NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER, ONDE OS PROFESSORES CRIEM ESPAÇOS E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA FORMA DE PROJETOS E ONDE O PAPEL DO PROFESSOR JUNTO AO ALUNO É APOIAR, INCENTIVAR E MOTIVAR PARA QUE ESTE ASSUMA SUA PARCELA DE RESPONSABILIDADE EM SEU PRÓPRIO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.QUEREMOS UM ALUNO QUE APRENDE PELAS SUAS EXPERIÊNCIAS, CONTANDO COM UM PROFESSOR FACILITADOR E PARCEIRO. OS INTERESSES DOS ALUNOS DEVEM CONTAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DEVENDO TAMBÉM SER CONTEXTUALIZADOS EM SUAS EXPERIÊNCIAS, CULTURAS E NA COMUNIDADE EM QUE VIVEM.
ESTAMOS NA DEFESA DE UMA EDUCAÇÃO FOCADA NO RESPEITO E NA EMANCIPAÇÃO HUMANA. PRECISAMOS QUE A ESCOLA CUMPRA DE FATO UM PAPEL TRANSFORMADOR, PROMOVENDO A IGUALDADE.QUEREMOS QUE A EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE NÃO SEJA UM FATO ISOLADO, UMA EXCEÇÃO. NÃO QUEREMOS OUVIR PELAS RUAS DE QUE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESTÁ APENAS EM ESCOLAS PARTICULARES.A EDUCAÇÃO PARA SER PLENA DEPENDE DA PARCERIA ESCOLA X FAMÍLIAS.PRECISAMOS QUE O PODER PÚBLICO MUDE O SEU OLHAR, ESTABELECENDO MECANISMOS PARA O CONHECIMENTO DO QUE OCORRE DENTRO DA ESCOLA.ENFIM, QUEREMOS UMA EDUCAÇÃO QUE CONTRIBUA PARA DESENVOLVER NO EDUCANDO, A CONSCIÊNCIA DA PRÁTICA DA CIDADANIA, CONSIDERANDO O SEU PAPEL DE SUJEITO HISTÓRICO E SOCIAL TORNANDO-SE ASSIM, PROTAGONISTA DE SUA PRÓPRIA HISTÓRIA.
 
A EDUCAÇÃO QUE TEMOS
  • FALTA DE ESTRUTURA FÍSICA E HUMANA PARA RECEBER CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RESPALDO DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS;
  • HORÁRIOS DE CURSOS DE FORMAÇÃO NÃO COMPATÍVEIS COM OS HORÁRIOS DE TRABALHO;
  • NÚMERO DE CRIANÇAS POR EDUCADOR NÃO FAVORECE A QUALIDADE (NÃO É O NOSSO CASO);
  • JUNÇÃO DE TURMAS EM UM MESMO ESPAÇO TAMBÉM PREJUDICA A QUALIDADE (TAMBÉM NÃO É O NOSSO CASO) EX. 2 MINIGRUPOS COM 2 PROFESSORES EM UMA MESMA SALA;
  • DIMINUIÇÃO DA IDADE DE INGRESSO DAS CRIANÇAS NAS EMEIS E EMEFES, SEM A DEVIDA ADEQUAÇÃO DE ESPAÇO, AMBIENTES, MOBILIÁRIO, METODOLOGIA, PROPOSTA E FORMAÇÃO DOCENTE PARA RECEBÊ-LAS, PREJUDICA A QUALIDADE.
  
PERGUNTAS PARA O PODER PÚBLICO
  • A CADA MUDANÇA DE MANDATO, MODIFICAM-SE A POLÍTICA EDUCACIONAL E AS REGRAS QUE A REGEM. NOVAS AÇÕES SÃO IMPLEMENTADAS, GERALMENTE DESPREZANDO-SE AS QUE JÁ ESTÃO EM ANDAMENTO. COM AS ESCOLAS TENDO QUE SE ADAPTAR A TUDO ISSO A CADA 4 ANOS, COMO O PODER PÚBLICO ESPERA GARANTIR A CONTINUIDADE E A QUALIDADE DO PROCESSO EDUCATIVO?
  • COM A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS, HÁ CRIANÇAS QUE ACABARAM DE COMPLETAR 5 ANOS (NASCIDOS NOS MESES FINAIS DO ANO), QUE ESTÃO INGRESSANDO NO 1º ANO. QUE MEDIDAS ESTÃO SENDO TOMADAS PARA QUE ESTE 1º ANO NÃO SEJA UMA ANTECIPAÇÃO DA ANTIGA 1ª SÉRIE E PARA QUE HAJA CONTINUIDADE DO TRABALHO COM O LÚDICO REALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
  • SABEMOS QUE O CUIDAR E O EDUCAR, MUITO FOCADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SÃO FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO. POR QUE NÃO SE PLANEJAR MEIOS DE TAMBÉM SE ESTENDER ESTE CUIDAR E EDUCAR PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COMO UMA FORMA DE SE PROPICIAR UM MAIOR ACOLHIMENTO, EM TODOS OS ASPECTOS ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES E FAZÊ-LOS SENTIREM-SE PARTE DA ESCOLA?

terça-feira, 13 de abril de 2010

5º Seminário pró-regulamentação do CRECE

Neste sábado acontecerá em São Paulo, o 5º Seminário pró-regulamentação do CRECE. A experiência de fortalecimento dos Conselhos de Escola na cidade de São Paulo foi desmontada nos últimos 5 anos. Sem Conselhos fortes, não há democratização do ensino. O desmontes dos CRECEs (Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola) Regionais, e, portanto, dos Conselhos, enfraqueceu a participação de alunos, pais e profissionais da educação na decisão e ação sobre as políticas educacionais. Essa desmobilização reflete hoje em um debate sobre o Plano Municipal de Educação, esvaziado da participação dos principais atores da educação no Município de São Paulo. Com a organização destes Seminários podemos discutir ações para garantir o funcionamento dos CRECEs em todas as regiões. Uma delas é sua regulamentação pelo PROJETO DE LEI N.º 638, DE 2008. Assine o Abaixo-Assinado eletrônico e participe do Seminário.



Dia 17/04/2010
Das 14 às 17 horas
Na Câmara Municipal de São Paulo
Auditório Prestes Maia,
Viaduto Jacareí, 100 - 1 º andar
(Próximo ao terminal Bandeira)

A Mesa será composta por:

Denise Carreira - Ação Educativa
Raiane Assumpção - Instituto Paulo Freire
Maria Aparecida Perez - Ex-Secretária de Educação do Município de São Paulo



O que é o CRECE?

O Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola é um colegiado que tem como fim o fortalecimento dos conselhos de escola e a busca da efetivação do processo democrático nas unidades educacionais e nas diferentes instâncias decisórias visando a maior qualidade da educação. Tem caráter deliberativo respeitando a legislação vigente.


É composto por:
I. Dois representantes da Coordenadoria de Educação;
II. Dois membros de cada Conselho de Escola, sendo um servidor público e outro membro da comunidade.


Quais os objetivos do CRECE:
Ser um espaço de fortalecimento da cidadania;
Ser uma instância auxiliar da administração;
Ser um espaço de organização da população;
Ser um canal de comunicação dos Conselhos de Escola entre si e com SME e vice-versa;
Ser um espaço de indicação de soluções para problemas educacionais da região, contribuindo para a construção da escola pública, democrática e popular

Contatos:
crecepj@yahoo.com.br
http://www.crecesp.blogspot.com/
http://redesocial.unifreire.org/crece

Plano Municipal de Educação - São Paulo