quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Etapa 2 já começou

Veja o onde e quando será a plenária de sua subprefeitura. Participe, divulgue! Nesta sairão os delegados para a Conferência que fechará o Projeto e o documento.

Prezadas/os companheiras/os dos fóruns de educação e movimentos sociais da cidade de São Paulo

Após um processo de quase dois anos de discussão entre a sociedade civil organizada e a Secretaria Municipal de Educação, o Plano de Educação da Cidade de São Paulo será construído entre março e junho de 2010, em um processo participativo, ainda que em um tempo mais curto do que desejávamos.
A participação de todos os fóruns e movimentos de Educação, através da realização de plenárias livres e da participação nas plenárias nas subprefeituras, é fundamental para fazer valer as propostas de educação que temos discutido e que definirão as metas para a educação em nossa cidade para os próximos dez anos!
Além da discussão e elaboração das propostas e reivindicações dos fóruns e movimentos ao longo das etapas, é muito importante a participação na etapa 2, em que se elegerão  nas subprefeituras as/os delegadas/os para a Conferência de Educação da Cidade de São Paulo - conferência que ocorrerá em 18 de junho (à noite), 19 e 20 de junho (dia todo) de 2010. Os locais dessas plenárias estão na listagem a seguir.
É fundamental que os fóruns e movimentos participem para tirarem suas/seus delegadas/os para o processo, garantindo a efetiva discussão de suas propostas. Pelo segmento fóruns/movimentos sociais de educação, seremos cerca de 10 delegadas/os por subprefeitura.
As bases para as discussões e formulação de propostas são as nossas próprias experiências e reflexões sobre a educação em nossa cidade e o texto de subsídios (em especial a parte sobre a metodologia – p.80 a 87). O texto de subsídios está disponível no portal da Secretaria de Educação, http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br (e também no site das organizações, fóruns e movimentos) e está sendo distribuído nas escolas da cidade. A ficha para sistematização das discussões também se encontra no portal de SME.

Plenárias nas subprefeituras:

Subprefeitura
DRE
Local
Data
Horário
Aricanduva/Formosa/Carrão
Itaquera
CEU Aricanduva
7/mai
19h
Butantã
Butantã
CEU Butantã
22/mai
8h30 as 12h30
Campo Limpo
Campo Limpo
CEU Campo Limpo
8/mai
9h as13h
Capela do Socorro
Capela do Socorro
CEU Cidade Dutra
22/mai
9h às 13h
Casa Verde/Cachoeirinha
FO/Brasilandia
Rosas de ouro
20/mai
19h
Cidade Ademar
Santo amaro
CEU Alvarenga
19/mai
19h às 23h
Cidade Tiradentes
Guaianases
CEU Inácio Monteiro
22/mai
13h30
Ermelino Matarazzo
Penha
CEU Quinta do Sol
13/mai
18h às 21h
Freguesia /Brasilandia
FO/Brasilandia
Peruche
14/mai
18h às 23h
Guaianases
Guaianases
CEU Jambeiro
15/mai
13h30
Ipiranga
Ipiranga
CEU Meninos
12/mai
18h às 21h
Itaim Paulista
São Miguel
CEU V.Curuçá
18/mai
19h
Itaquera
Itaquera
CEU Azul da Cor do Mar
21/mai
 22/mai
19h
9h30
Jabaquara
Santo Amaro
Aud.Seicho-no-ie
14/mai
19h
Jaçanã/Tremembé
Jaçanã/Tremembé
CEU Jaçanã
10/mai
19h às 22h
Lapa
Pirituba
Emei Santos Dumont
8/mai
9h às 13h
M’Boi Mirim
Campo Limpo
CEU Casa Blanca
22/mai
8h30 as 12h30
Mooca
Penha
Fac.São Judas
20/mai
19h as 21 h
Parelheiros
Capela do socorro
Subprefeitura Parelheiros
15/mai
9h as 13 h
Penha
Penha
CEU Quinta do Sol
18/mai
18h às 21h
Perus
Perus
CEU Perus
22/mai
9h às 13h
Pinheiros
Butantã
Subprefeitura de Pinheiros
15/mai
8h30 as 12h30
Pirituba
Pirituba
CEU V.Atlantica
15/mai
9h as13h
Santana/Tucuruvi
Jaçanã/Tremembé
X-9 paulistana
12/mai
19h
Santo Amaro
Santo Amaro
Teatro Unitalo sala Paulo Autran
 20/mai
19h
São Mateus
São Mateus
CEU São Mateus
4/mai
18h às 21h
São Miguel
São Miguel
CEU São Carlos
11/mai
19h às 22h
Ipiranga
Auditório CPP
17/mai
18h às 21h
Vila Maria/Vila Guilherme
Jaçanã
Expo Center norte
17/mai
19 h
Vila Mariana
Ipiranga
Clube Escola Mané Garrincha
10/mai
18h às 21h
Vila Prudente
Ipiranga
CEU Rosa da China
5/mai
18h às 21h

Retomando as etapas de discussão e elaboração do Plano:
I - Etapa 1 (local): até 19 de abril de 2010
a) discussões em todas as escolas, envolvendo a comunidade escolar e a comunidade local;
b) plenárias livres, protagonizadas por um mínimo de dez atores comunitários sobre temas que possam ser relacionados à agenda educacional.
As escolas poderão ordenar suas propostas por critério de prioridade.
Essa etapa não definirá representação para a etapa seguinte.
 II - Etapa 2 (por subprefeitura): reuniões nas subprefeituras (31) - até 22 de maio de 2010.
a) Esta etapa será desenvolvida por meio de reuniões por subprefeitura e serão definidas prioridades por subprefeitura (no mínimo dez prioridades) e encaminhadas propostas gerais para o Plano da Cidade. Nessa etapa, serão eleitas/os as/os delegadas/os para a etapa seguinte, municipal. Também será garantida a possibilidade de realização de plenárias livres protagonizadas por um mínimo de dez atores da microrregião ou distrito, sobre temas que possam ser relacionados à agenda educacional. Nestas plenárias não serão eleitas/os delegadas/os para a etapa seguinte.

b) Também está prevista a realização de Encontros Temáticos em nível municipal. Esses encontros poderão ser realizados por organizações ou fóruns - ou propostos pela Comissão Organizadora, visando a contemplar temas estratégicos que não contem com um ator articulador - envolvendo um mínimo de 80 participantes. Os Encontros Temáticos também elegerão delegadas/os (1 a cada 40 participantes) para a etapa municipal. A realização dos Encontros Temáticos deve ser informada à Comissão Executiva.
III - Etapa 3 (municipal): Conferência de Educação da Cidade de São Paulo - 18 (à noite), 19 e 20 de junho (dia todo) de 2010. A Conferência terá como referência para a discussão o documento de sistematização, produto das etapas anteriores de construção do Plano de Educação da Cidade de São Paulo. Este documento deverá ser discutido, aprimorado, votado e definido pela plenária. Além do Plano de Educação da Cidade de São Paulo, a ser encaminhado à Câmara Municipal e à Assembléia Legislativa do Estado, será gerado um documento com toda a memória do processo, que não será submetido à Plenária da Conferência, mas poderá ser disponibilizado em site e devolvido para as escolas para possíveis ajustes.
GT Educação do Movimento Nossa São Paulo

4 comentários:

  1. É o sistema manipula a sociedade, o que era para ser tratado a um bom tempo atrás vão fazer agora as pressas e a sociedade quem paga tudo isso, essa Democratura que manipula e impõe a suas vontades. Será que se consegue resolver o preblema da educação em apenas 4horas de plenária elegendo os delegados e avaliando as proposta? que descaso por parte dos nossos governantes.

    ResponderExcluir
  2. Pois é! Todo o processo orquestrado pelo governo Kassab é para fingir a participação da sociedade (veja em http://pme-sp.blogspot.com/2010/03/urgente-e-imprescindivel-leia-ate-o.html). Mas o que mais interessa ao governo é nossa omissão. Temos que organizar nossa escola, ir para as plenárias, saír delegado e reverter a situação.

    ResponderExcluir
  3. Sergio, não tem nada de novo para contribuir para o debate?

    ResponderExcluir

Caro Visitante,
Publicaremos todos os comentários e opiniões que não sejam considerados ofensas, calúnias ou difamações que possam se reverter em processo contra os autores do blog.
Após publicados, os comentários anônimos não serão mais removidos.
Comentários identificados pela conta ou e-mail poderão ser removidos pelo autor ou a pedido.
Gratos,
Os editores.

Plano Municipal de Educação - São Paulo